COMO AJUDAR AS CRIANÇAS QUE TÊM PESADELO?

índice

Muitas vezes o sono das crianças é interrompido por um pesadelo. Algumas acordam chorando, outras gritando ou tem aquelas que acordam em silêncio e vão para o quarto dos pais para dormir na pontinha da cama deles. Pode ser um grande susto para a criança e também para os pais, mas como podemos ajudar os pequenos que passam por um pesadelo?

Os símbolos que aparecem nos sonhos podem nos ajudar a entender o que se passa na cabeça das crianças. Apesar de não serem mensagens evidentes, elas contam um pouco de como a criança percebe sua vida naquele momento. Os sonhos aparecerem para ajudá-las a digerir o que vivem, seja algo bom ou algum desafio que estão passando.

As crianças de até 3 anos tem maior dificuldade para diferenciar o que é fantasia e realidade, por isso, muitas vezes elas acordam de um sonho como se ele estivesse acontecendo ainda. O que vai determinar se a criança terá um sonho ou um pesadelo serão as experiências que acontecem no seu dia a dia.

Durante o sono, todos os pensamentos que foram armazenados das experiências de frustração, tristeza, raiva, medo e sensações desconfortáveis podem se transformar em pesadelo, bruxas, monstros e bichos perigosos. É difícil evitarmos os pesadelos, mas podemos cuidar para que as noites de sono dos pequenos sejam menos turbulentas. Podemos criar uma rotina que facilite a chegada do sono. Tomar um banho relaxante, reduzir o ritmo das atividades da família, desligar televisão, computador, tablet, e diminuir a intensidade das luzes da casa são atitudes que contribuem para um sono mais tranquilo. Colocar a criança para dormir com um bichinho de pelúcia ou um paninho que ela goste também pode ajudar a diminuir a tensão quando acorda do pesadelo. A repetição desse ritual faz com que a criança se sinta mais segura, pois sabe qual o próximo momento ela viverá, diminuindo seu medo e ansiedade.

Quando a criança acorda assustada, com medo, podemos ajudá-la tranquilizando com carinho e acolhimento. Um abraço e o interesse sobre o que ela sonhou costumam funcionar.

 

Fonte: http://zip.net/bxsvPT

Adaptado por Profª Ana Paula Camargo Petroski

““Artes” que sua criança pode fazer em apenas 30 segundos enquanto você está no banheiro…

 

Segue uma listinha com “artes” que sua criança que acabou de aprender a andar pode fazer em apenas 30 segundos enquanto você esta no banheiro…

Subir em cima na mesa

Puxar todos os cabos da TV, DVD, home theater, caixa da NET, etc…

Pegar seu batom favorito para desenhar, comer, lambuzar o sofá, etc…

Puxar alguns metros de papel higiênico

Abrir pacotes de bolachas e salgadinhos…. (e com certeza espalhar no tapete da sala!)

Tirar todas as coisas de dentro da sua bolsa…

Pegar o tubo de creme e aplicar na cama

Gritar, espernear e bater na porta do banheiro (se você conseguir ter 1 segundo de silêncio com a porta fechada).

Subir na cadeira

Abrir o lixeiro da cozinha e colocar todo o lixo no chão.

Derrubar suco de uva no tapete da sala.

Tirar as roupas da cômoda

 

Fonte: http://zip.net/brrWB8

Adaptado por Profª Ana Paula Camargo Petroski