Saia de casa tranquila!

Conheça 15 dicas para distrair o seu bebê

Muitas vezes você precisa levar o seu bebê para lugares que para ele, com certeza, serão muito chatos. Se a saída for inevitável, você pode apelar para uma das dicas para estimulação infantil expostas abaixo e desfrutar tranquila do seu compromisso!

Faça um tour pelo local!

No restaurante, passeie pelo local com seu filho no colo. Enquanto o prato não chega, mostre a ele os vários ambientes, a atividade dos garçons e, se possível, o preparo dos alimentos. A criança vai adorar e certamente ficará mais calma e entretida com os próprios brinquedos, no cadeirão, quando a refeição for servida.

Meus dedinhos, meus dedinhos…

Que tal brincar com os dedinhos do pequeno chamando-os pelos apelidos (mindinho, seu vizinho…)? Outra opção é cantar parlendas acompanhadas de gestos, como: “Dois dedinhos, dois dedinhos, onde estão? Aqui estão…” Mais uma graça do gênero é aquela brincadeira antiga em que você toca, sucessivamente, cada um dos olhos, a boca e o nariz do bebê, enquanto recita: “Janela, janelinha, porta, campainha… Din-dóm!”

Brinquedos na mala!

Antes de sair, faça uma seleção pequena dos brinquedos favoritos do seu filho e leve-os. Assim, você tem com o que distraí-lo antes que ele se aposse de saleiro e porta-guardanapo – o que sempre acaba mal.

Surpresa!

É infalível: deixar para apresentar um brinquedo novo no restaurante ou durante um voo garante bons minutos de tranquilidade. No carro, porém, é preciso cautela com o que oferecer, pois mesmo objetos pequenos podem causar danos se houver uma colisão. É melhor restringir a livros e brinquedos de tecido.

Bolinhas de sabão

Elas são sempre irresistíveis, e mesmo os pequenos conseguem segui-las com o olhar. Para melhorar, as máquinas de fazer bolhas são fáceis de carregar. Recorra a uma em momentos de grande agitação, desde que o restaurante tenha uma área externa.

Menu de brincadeiras

Invista na variedade. Seu filho se mantém concentrado por mais tempo quando você oferece uma atração de cada vez – tente primeiro um livro, depois dê um boneco e, em seguida, duas argolas para serem encaixadas uma na outra.

Bebê multimídia

Um aparelho de DVD portátil pode ser facilmente usado em um restaurante. O único cuidado é escolher uma mesa maior, para o aparelho ficar bem acomodado, evitando acidentes. Fones de ouvido grandes, daqueles que se encaixam na cabeça, são os melhores para impedir que o barulho atrapalhe os outros frequentadores e ainda têm a vantagem de também ser um item divertido para o bebê explorar.

Diversão high tech

Como a maioria dos estabelecimentos já tem internet sem fio, use o notebook para acessar sites infantis. No discoverykidsbrasil.com, há a opção de assistir aos vídeos que os pequenos já conhecem da TV.

Olha quem está falando

Telefones de brinquedo ou mesmo seu celular rendem um bocado de distração. Finja que conversa com pessoas conhecidas, nomeando-as uma a uma, ou deixe a criança fazer isso. Os bebês adoram esse tipo de brincadeira repetitiva. Para ficar melhor, misture os nomes dos personagens favoritos aos de familiares e amigos.

Mãos à obra

Massinhas de modelar distraem, mas exigem supervisão. Prefira as que vêm em forma de bastão, que são mais firmes e não esfarelam. Vale pedir um pedaço de massa crua na pizzaria.

Caras e bocas

Acredite: um simples espelho de bolsa é uma maravilha para distrair bebês com menos de 1 ano, que adoram ver a própria imagem refletida. Para os maiores, a pedida é fazer careta e ver como fica no espelho.

Hora do teatrinho

Usar os brinquedos ou fantoches para conversar é uma boa maneira de acalmar seu filho com a mudança na rotina. Pegue uma boneca, um carrinho ou um cubo e, com voz em falsete, diga coisas como: “Então, você está viajando com os seus pais? Que gostoso! Vocês vão brincar bastante. Hoje de manhã nós fomos à praia e amanhã vamos de novo”. Desse modo, você explica o que está acontecendo naquele momento e tranquiliza o pequeno anunciando o que vem pela frente.

É brincando que se aprende

Coloque objetos de diferentes cores, tamanhos e texturas em uma sacola de pano e deixe seu filho esvaziá-la. Depois, incentive-o a colocar tudo de volta. É um passatempo simples, mas os bebês adoram!

Adivinhação

Embrulhe alguns brinquedos antes de sair de casa (não precisam ser novos) usando várias folhas de papel de cores diferentes. Seu filho vai se divertir tentando descobrir qual é a surpresa de cada embrulho.

Coisa de gente grande

Se houver um playground com crianças mais velhas, leve o bebê até lá. Mesmo sem entrar na farra, ele vai se distrair prestando atenção nos jogos dos maiores.

Fonte:

http://claudia.abril.com.br/materia/truques-para-domar-sua-ferinha/?p=/familia-e-filhos/bebe

Adaptado pela Profª Bárbara Kristensen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *