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NORMAS



14.05.2009
PO 35/01 | Pré e pós-Conselho de Classe



Ao final de cada trimestre ocorrem, para as turmas de 6º ao 9º do Fundamental, um Conselho de Classe. Na semana que antecede os Conselhos de
Classe do primeiro e do segundo trimestres, ocorre, nos encontros de Tutoria destas turmas, o pré-Conselho.

 

Antes de iniciar esta atividade, o tutor pede a um dos representantes de turma que registre o que for discutido durante o encontro no formulário GC 38 (Pré-Conselho de Classe).

 

Então, no primeiro momento, o tutor busca traçar um perfil amplo da turma, enumerando pontos positivos e pontos negativos, através de palavras-chave. Por exemplo: turma aplicada, conversadeira, curiosa, dispersa...

 

No segundo momento, o tutor busca particularizar os pontos negativos, enumerando o aluno (ou os alunos) que são responsáveis por aquele aspecto. Por exemplo, se a turma é "conversadeira", quem são aqueles que conversam mais; se há um grupo "que se agride", quem são os membros deste grupo. 


No terceiro momento, o tutor busca, com a turma, soluções para os pontos negativos apontados, dizendo que tais soluções são propostas que serão levadas para análise no Conselho de Classe. Por exemplo, se há um grupo que fala demais durante as aulas, a proposta seria mudar de lugar seus elementos.

 

No quarto momento, o tutor busca descobrir atitudes externas que prejudicam o bom andamento das aulas. Por exemplo, o auxiliar de Coordenação interrompe seguidamente as aulas com irrelevâncias.

 

Ao final do encontro, o tutor assina e colhe a assinatura de ambos os RTs no GC 39 e o entrega ao Coordenador de Turno, que o estuda e leva ao Conselho de Classe.

 

É importante observar que não há espaço, no pré-Conselho de Classe, para questões que envolvam o relacionamento de alunos com professores nem
dificuldades da turma com alguma disciplina.

 

Na semana que sucede os Conselhos de Classe do primeiro e do segundo trimestres, ocorre, nos encontros de Tutoria destas turmas, o pós-Conselho.

 

Antes de iniciar esta atividade, o tutor pede a um dos RTs que registre o que for discutido durante o encontro no formulário GC 41 (Pós-Conselho de Classe).

 

Então, no primeiro momento, o CT, ao lado do tutor, apresenta a análise da turma feita no Conselho de Classe, lendo o nome dos alunos apontados, informando, para cada um: se conversará com o aluno, se encaminhará o aluno para conversar com o Diretor da Unidade ou se solicitará ao responsável que venha conversar com o DU.

 

No segundo momento, que se dá após a saída do CT, o tutor compara, com a turma, a ata do pré-Conselho com a do Conselho de Classe, observando o que o Conselho levou em consideração.

 

Então, no terceiro momento, o tutor discute com a turma a análise feita sobre ela pelo Conselho e, para cada ponto negativo apontado, busca
estabelecer ações visando a solução dos problemas, designando responsáveis. Por exemplo: se o ponto negativo é o baixo rendimento, estabelece que a ação é, para Carolina e Humberto “acompanhar a realização das tarefas” e designa como responsável o colega Alberto.


Ao final do encontro, o tutor assina e colhe a assinatura de ambos os RTs no GC 41 e entrega uma cópia ao CT.

 

Ao longo das semanas seguintes, CT e tutor acompanham a execução das ações ali estabelecidas, cobrando dos responsáveis.

 

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