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NORMAS



18.11.2015
PO 35/02 | Pré-Conselho de Classe



Ao final de cada trimestre ocorrem, para as turmas do Fundamental II, um Conselho de Classe. Na semana que antecede os Conselhos de Classe do primeiro e do segundo trimestres, ocorre, nos encontros de Tutoria destas turmas, o pré-Conselho.

 

Antes de iniciar esta atividade, o tutor pede a um dos representantes de turma que registre o que for discutido durante o encontro no formulário GC 38 (Pré-Conselho de Classe).

 

Então, no primeiro momento, o tutor busca traçar um perfil amplo da turma, enumerando pontos positivos e pontos negativos, através de palavras-chave. Por exemplo: turma aplicada, conversadeira, curiosa, dispersa...

 

No segundo momento, o tutor busca particularizar os pontos negativos, enumerando o aluno (ou os alunos) que é responsável por aquele aspecto. Por exemplo, se a turma é "conversadeira", quem são aqueles que conversam mais; se há um grupo "que se agride", quem são os membros deste grupo. 


No terceiro momento, o tutor busca, com a turma, soluções para os pontos negativos apontados, dizendo que tais soluções são propostas que serão levadas para análise no Conselho de Classe. Por exemplo, se há um grupo que fala demais durante as aulas, a proposta seria mudar de lugar seus elementos.

 

No quarto momento, o tutor busca descobrir atitudes externas que prejudicam o bom andamento das aulas. Por exemplo, o auxiliar de Coordenação interrompe seguidamente as aulas com irrelevâncias.

 

Ao final do encontro, o tutor assina e colhe a assinatura de ambos os representantes de turma no GC 38 e o entrega ao Coordenador de Turno, que o estuda e leva ao Conselho de Classe.

 

É importante observar que não há espaço, no pré-Conselho de Classe, para questões que envolvam o relacionamento de alunos com professores nem dificuldades da turma com alguma disciplina.

 

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